quarta-feira, 8 de junho de 2011

Viagens Brancas, lançamentos e apresentações

É amanhã o lançamento do novo livro da Ana Cristina Pereira, jornalista do Público e uma grande amiga. “Viagens Brancas” em dose dupla – para alongar o prazer da partilha e para facilitar a vida de quem tem de gerir uma apertadíssima agenda. (e assim dá para sair da Feira do Livro e ainda dar lá um saltinho e um beijinho)

I
JOÃO GOULÃO, Presidente do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência e MANUEL CARVALHO, Director-adjunto do jornal Público às 18h00, no Centro de Respostas Integradas – Porto Ocidental na Rua Diogo Botelho, 1651/1653.

II

PAULO MOURA, Grande Repórter do jornal Público e RAQUEL MATOS, Professora auxiliar da Universidade Católica Portuguesa, ás 22h00, na Casa do Ló, na Travessa de Cedofeita.


Cândida Pinto, Jornalista da Sic, na contracapa do livro.
“À descoberta de um desconhecido próximo. É essa a proposta destas “Viagens Brancas”, nunca brandas. Pela mão de Ana Cristina Pereira desfilam vidas de mulheres, mães, filhas, companheiras, usadas, manipuladas, consumidas, traficantes, detidas, dependentes de cocaína.

Há suspense, há identidades camufladas, há momentos daquela pura realidade que vai para lá da ficção. Se não fossem trágicas, algumas histórias seriam cómicas. A guerra entre as famílias “Cavadoras” e “Panelas”, no bairro do Aleixo, no Porto; a aventura da vaidosa Zany, que zarpa de iate da baía do Tarrafal, em Cabo Verde, com uma mala cheia de dinheiro.

O talento de Ana Cristina Pereira faz-nos viajar com intensidade e emoção por dentro destas histórias reais: pela colheita da coca na Bolívia, pela angústia de mãe com o filho preso na Venezuela, pelos bairros de má fama, pelas janelas de venda, pelas ruínas do consumo, pelas festas onde circulam bandejas com riscos de pó. Viagens brancas, nunca brandas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário