quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Uma viagem à Índia, Gonçalo M. Tavares

Ora aqui fica um bom presságio: prefácio de Eduardo Lourenço. Um dos maiores pensadores portugueses abre o livro de um grande talento da escrita portuguesa. Que belo convite a nós, fiéis leitores.

“Uma Viagem à Índia, com consciência aguda da sua ficcionalidade, navega e vive entre os ecos de mil textos-objectos do nosso imaginário de leitores. Como todos os grandes livros, e este é um deles.” - palavras do mestre.

Espero vir a discutir este livro convosco. Para já, pouco sei dele. Apenas que chega dia 20 às bancas e que promete.

"Uma arrojadíssima obra literária a que é impossível ser indiferente. Gonçalo M. Tavares, um dos mais conceituados escritores portugueses da actualidade, propõe uma Epopeia portuguesa para o séc. XXI. Com o melhor da argúcia, lucidez e ironia a que Gonçalo M. Tavares já nos habituou, Uma Viagem à Índia relata-nos a viagem existencial de um homem - um herói, Bloom -, um português que «procurará o impossível: encontrar a sabedoria enquanto foge; fugir enquanto aprende.» Ou uma mulher…" - assim anuncia o site wook.

Curiosamente, o livro foi apresentado em Frankfurt. A este se juntará um outro do mesmo autor, mas pela Porto Editora. É caso para dizer, então e nós?

(Este livro fez parte do Clube de Leitores, mês de Março:

http://discussaoemtornodeumlivro.blogspot.com/2011/04/minha-viagem-india.html

http://discussaoemtornodeumlivro.blogspot.com/2011/04/analise-de-uma-viagem-india-goncalo-m.html)

1 comentário:

  1. Este livro deixa-me, ao mesmo tempo, intrigado e curioso. Não conheço o autor, nada da sua obra, apenas boas críticas. Já leu algo de Bolaño? miguelbr@sapo.pt

    ResponderEliminar